O programa Tempo Certo foi lançado para ajudar estudantes da rede municipal na recuperação e aceleração da aprendizagem, com o objetivo de minimizar os efeitos da pandemia da Covid-19 no ensino. E conta com uma equipe multidisciplinar com 20 psicólogos, 20 assistentes sociais, 10 psicopedagogos e cerca de 200 estagiários de psicologia. Além disso, a iniciativa mantém parcerias de universidades, do Governo do Estado de São Paulo e de Avaliações Diagnósticas.

Com o objetivo de garantir a aprendizagem acompanhada e de forma individual dos mais de 44 mil estudantes atendidos pela rede, o programa foi dividido em três eixos centrais: Aluno pra Frente, Janela para o Futuro e Aluno Presente 2.0. 

Inicialmente, foi realizado um mapeamento das dificuldades atuais dos alunos, visando a aceleração na recuperação da aprendizagem. Além de oferecer apoio emocional aos alunos, novos recursos digitais, e diversas ações com a família e toda comunidade escolar.

Aluno pra Frente - A primeira parte da iniciativa desenvolve o mapeamento das dificuldades dos alunos e a recuperação dos conteúdos que precisa ser feita. A partir dos resultados obtidos, as metas serão traçadas de forma mais precisa. O intuito é alcançar o maior número de estudantes, mesmo os que não dispõem de conectividade, para coletar dados que vão subsidiar o planejamento pedagógico de longo prazo para o município.

Janela para o Futuro - A segunda etapa oferecerá apoio à aprendizagem, ao emocional e à inclusão digital dos estudantes. Nesta etapa serão adquiridos notebooks para os professores e laboratórios de informática da rede municipal, além de tablets para os alunos do 5° ano e da Educação Especial. O objetivo é de fortalecer o ensino híbrido.

Aluno Presente 2.0 - A terceira etapa visa integrar estudantes, familiares e a comunidade escolar no setor educacional de Caruaru, com o intuito de minimizar a evasão escolar e reinserir as crianças e os adolescentes que estejam fora da escola.