A construção de uma educação de qualidade para todos e todas, representa, atualmente, um dos grandes desafios para aqueles/as que acreditam e lutam por uma sociedade na qual a justiça, a igualdade de direitos, as oportunidades e o respeito às singularidades individuais e coletivas estejam presentes na vida cotidiana em todas as suas dimensões.

A educação inclusiva no município de Caruaru vem passando por avanços significativos, pautados em todas as Diretrizes Legais e na fecunda reflexão sobre as ações que constituem os caminhos dos processos de inclusão na perspectiva da humanização social e especificamente educativa.

Neste caminhar de processos que requer uma ressignificação de concepções e práticas, impulsionando todos os agentes da esfera educativa a compreender e valorizar a diferença humana em sua complexidade e especificidades, ao mesmo tempo, contribuindo para transformar a realidade histórica de segregação escolar e social das pessoas com deficiência, tomamos por base o efetivo direito da “EDUCAÇÃO PARA TODOS” tão bem instituído pela Constituição Federal/1988.

Em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional  9.394/96  e de outros aparatos Legais, a Educação Inclusiva ofertada aos estudantes com deficiência em nosso município,  vem tornando-se referência no Estado de Pernambuco.

SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS

Em nosso município contamos com 43 Salas de Recursos Multifuncionais, espaços estes que possuem mobiliário, materiais didáticos e pedagógicos específicos que são destinados para o desenvolvimento do Atendimento Educacional Especializado. As aulas ocorrem no contra-turno escolar. O objetivo do AEE – Atendimento Educacional Especializado é identificar, elaborar e organizar recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos considerando suas necessidades específicas. (SEED/MEC,2008).

O ensino oferecido na Sala de Recursos precisa ser diferente do ensino escolar, não pode ser considerado e caracterizado como um reforço escolar. Os trabalhos são desenvolvidos focando no desenvolvimento das potencialidades dos alunos. Para cada aluno é desenvolvido um plano de trabalho individual, no qual constam todas as estratégias que serão utilizadas no trabalho, bem como uma avaliação descritiva, que é realizada no fim de um período. Procura-se promover áreas como raciocínio lógico, interpretação, oralidade, escrita, memória e as funções executivas.

SIGLAS

AEE - Atendimento Educacional Especializado;

PAE - Profissional de Apoio Escolar;

LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais;

SRM - Sala de Recursos Multifuncionais;

TEA - Transtorno do Espectro Autista.

 

PÚBLICO ALVO

Estudantes com deficiência: Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, intelectual, auditiva e visual, a qual em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Estudantes com Transtorno do Espectro Autista: Considera-se pessoa com TEA aquela que apresenta quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras.

Estudantes com altas habilidades/superdotação: Considera-se pessoa com altas habilidades/superdotação aquela que demonstra potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas, isoladas ou combinadas: intelectual acadêmica, liderança, psicomotricidade e artes, além de apresentar grande criatividade, envolvimento na aprendizagem e realização de tarefas em áreas de seu interesse.