Comunicados – Incluir mensagem

 

 

O aplicativo comunicados permite que a secretaria, escola e educadores realizem o cadastramento e envios de comunicados aos pais, alunos e educadores da rede de ensino. Cada perfil possui uma visualização diferente e ações distintas.

 

 

Pré-requisitos:

• Necessário que o usuário esteja logado como Educador.

• Necessário que o modelo de mensagem (Comunicados > Modelo de mensagem) esteja cadastrado.

 

 

O link abaixo auxilia a navegação na tela: 

Incluir mensagem

 

 

Incluir mensagem – Tela destinada à inclusão de mensagens a serem enviadas aos pais, alunos, educadores da unidade escolar e secretaria. Os campos Categoria (Autorização/Comunicado geral/ Evento/ Mensagem direta), Remetente, Título e Enviar para devem ser informados.

 

- No campo Remetente, clique no ícone   e a tela de pesquisa da unidade escolar será exibida. Pode ser inserido o número ou parte do nome da unidade para realizar a pesquisa, ou apenas clicar em Pesquisar sem preencher nenhum campo. Serão exibidas somente as unidades que o usuário possuir permissão para incluir comunicados.

 

- O campo Modelo pode ser informado, os modelos de mensagem são exibidos de acordo com a seleção no campo Categoria.

 

- O campo Destinatários deve possuir no mínimo um destinatário, podendo ser   público-alvo ou usuário (aluno, responsável, educador).

Se a categoria da mensagem não for igual a ‘Mensagem direta’, será exibida a funcionalidade ‘Adicionar público-alvo’, para isso, selecione no campo Enviar para uma ou mais opções de público-alvo (Alunos/ Família/ Educadores). Clique no ícone  para adicionar o público-alvo e será exibida a tela para seleção público-alvo com os filtros Gerência Regional, Escola, Etapa de  ensino, Modalidade, Curso, Série, Turno, Turma e Componente curricular.

Após a seleção do público-alvo, clique em Confirmar para concluir o cadastro.

 

Se a categoria da mensagem for igual a ‘Mensagem direta’, será exibida a funcionalidade ‘Adicionar usuário’, para isso clique no ícone  Adicionar usuário e será exibida a tela para a pesquisa de usuário, com os campos Login, Nome do usuário e Perfil. Após clicar em Pesquisar, a tela com o resultado da pesquisa será exibida.

Após a seleção usuário, clique em Confirmar para concluir o cadastro. Pode ser inserido mais de um usuário. Para excluir destinatários, clique no ícone .

 

- A obrigatoriedade da informação dos campos na seção Tópico da mensagem, são definidas na inclusão do Modelo de mensagem (Comunicados > Modelo de mensagem).

Caso não selecione um modelo de mensagem cadastrado e queira inserir um Tópico da mensagem, basta clicar no ícone  ‘Adicionar tópico’ e serão exibidos os campos Título, Tipo (Texto/ Data/ Data-Período/Horário/Horário-Período), o campo seguinte é definido pelo campo Tipo. Os campos são de preenchimento obrigatório. Para excluir tópicos da mensagem, clique no ícone .

 

- O campo Texto da mensagem, pode ser informado. É possível inserir até 500 caracteres.

 

- Na seção Período de publicação, se a Data e Hora - Inicial do período de publicação for maior que o atual, a mensagem deverá ser cadastrada com a situação ‘Agendado’.

Se a Data e Hora - Inicial do Período de publicação não for maior que o atual, a mensagem deverá ser cadastrada com a situação ‘Publicado’, nesse caso a  notificação será enviada automaticamente para o público-alvo ou usuários cadastrados.

A Data e Hora – Final quando informada, deve ser maior que a Data e Hora-Inicial cadastrada.

 

- A seção Resposta, quando informada, é permitido selecionar apenas uma das opções: ‘Solicitar confirmação de leitura’ ou ‘Solicitar autorização’.

Se a categoria da mensagem for igual a ‘Autorização’, o campo  Solicitar autorização, na seção Resposta será obrigatório, como também, o campo Data limite para resposta. 

A Data limite para resposta deve ser maior que a Data e Hora-Inicial do Período de publicação. Não podendo ser maior que a Data e Hora - Final do período de publicação. Somente o responsável pelo aluno poderá receber  mensagens do tipo ‘Autorização’.

Obs. 1: Os campos marcados com * são de preenchimento obrigatório.

 

Clique em Gravar para concluir o cadastro.

Para retornar à página anterior, clique em Cancelar.

Início da página