Relatório de sincronizações
Permite consultar as sincronizações realizadas pelo professor da unidade escolar que já aderiu ao uso do aplicativo móvel na rede de ensino. A pesquisa é realizada a nível de professor, mês e ano da sincronização. Serão exibidas nessa consulta as sincronizações com apontamentos. No detalhamento da consulta é permitido verificar detalhadamente cada apontamento que fez parte do conjunto de informações sincronizadas e também quais os lançamentos não foram processados com sucesso no diário online.
Os links abaixo auxiliam a navegação na tela:
Relatório de sincronizações - Pesquisar
Relatório de sincronizações - Pesquisar –Tela destinada à consulta das sincronizações realizadas pelo professor que utiliza o aplicativo móvel e aplicativo desktop. Os filtros Mês, Ano e Exibir devem ser informados. Os filtros Mês e Ano virão preenchidos com o mês e ano corrente. No filtro Exibir poderá ser selecionados quais tipos de lançamentos serão exibidos na consulta, sendo: ‘Tudo’, ‘Conflitos’ e ‘Erros’.
- A coluna Data informa a data que foi realizada a sincronização de dados.
- A coluna Fabricante exibirá a informação do fabricante de onde foi realizada a sincronização, tais como: Windows, Linux, Samsung, Apple, entre outros.
- A coluna Modelo informa qual é o modelo do aparelho (móvel ou desktop) do fabricante de onde foi realizada a sincronização. Se a sincronização for realizada de um sistema operacional do tipo Linux ou Windows, a coluna Modelo exibirá ‘Desktop’.
- A coluna Lançamento refere-se ao número de apontamentos realizados pelo professor que foram identificados na sincronização.
- A coluna Conflito informa o número de apontamentos que ocorreram alguma diferença na enturmação ou nas dispensas de componente curricular e dispensa de bimestre letivo. Caso o dia tenha sido concluído no momento do apontamento a conclusão não será considerada para que o professor possa verificar os apontamentos desse dia. Nesse caso os apontamentos realizados para alunos que já saíram da sala serão desconsiderados.
- A coluna Erro informa o número de apontamentos que ocorreram alguma diferença na atribuição de aula ou no quadro de horários ou já existe um apontamento no diário online com uma data superior a data de lançamento no aplicativo. Nesse caso os apontamentos realizados no aplicativo serão desconsiderados.
Lançamentos – Tela destinada ao detalhamento dos lançamentos realizados na sincronização selecionada. Selecione o lançamento e clique em Lançamentos.
Detalhar - Tela destinada ao detalhamento da sincronização realizada pelo professor. Selecione o item que deseja detalhar, clique em Detalhar e a tela de detalhamento será exibida.
Nesse detalhamento serão exibidos todos os dados referentes à sincronização, tais como: escola, turma, série, componente curricular, tipo de lançamento, bimestre apontado, data de lançamento, data de sincronização, se o apontamento foi concluído, se o lançamento foi processado, o resultado do processamento (Processado com sucesso, Erro ou Conflito), fabricante do aparelho, modelo do aparelho e observações acerca do apontamento. Caso tenha gerado Erro ou Conflito, no campo Observações informará o motivo para o lançamento não ter sido processado.
O campo Resultado poderá reportar três resultados, são eles: ‘Processado com sucesso’, ‘Conflito’ e ‘Erro’.
Processado com sucesso: Quando os apontamentos foram sincronizados tal qual o professor apontou no aplicativo.
Conflito: Poderá ocorrer quando houver diferença na enturmação ou nas dispensas de componente curricular e dispensa de bimestre letivo. A conclusão do dia não é aceita na sincronização caso algum dia de apontamento da turma tenha conflito. Exemplos de situações e ações:
- Entrada de um aluno novato: o funcionamento será o mesmo do diário online. O aluno será exibido a partir do bimestre informado no ato da matrícula no campo início dos apontamentos. Assim como já acontece no diário online, esse aluno será considerado presente em todos os dias dentro dos bimestres anteriores à matrícula do aluno. Caso o professor observe que entrou um novo aluno na sala de aula, será necessário que ele sincronize o aparelho ou anote as faltas desse aluno, se houver, e lance no aplicativo após a sincronização.
- Saída de aluno da turma: vale para todas as movimentações dos alunos como: transferido, falecido, desistente, etc. O sistema vai ignorar os apontamentos realizados para aquele aluno. Por esse motivo antes de transferir o aluno é aconselhável verificar se o professor sincronizou os apontamentos da turma do aluno.
- Dispensa de componente curricular: O sistema vai ignorar os apontamentos realizados para aquele aluno da mesma forma que já é realizado no diário online.
- Dispensa de bimestre letivo: o sistema vai ignorar os apontamentos realizados para aquele aluno da mesma forma que já é realizado no diário online.
Erro: Poderá ocorrer quando o professor não ministrar mais aula para aquela turma, alterar o quadro de horário ou realizar um apontamento no diário online com uma data superior a data de lançamento no aplicativo. Exemplos de situações e ações:
- Atribuição de aulas: a aula não ser mais do professor no momento da sincronização. Portanto o ideal é o professor sincronizar os apontamentos antes da disponibilização ou exclusão da aula.
- Alteração do quadro de horário: o professor não lecionar mais aula em uma turma no dia e horário que o apontamento foi realizado. Portanto é ideal alertar o professor que se o quadro de horário precisar de ser alterado será necessário que ele sincronize o aparelho antes de realizar os apontamentos.
- Apontamento mais recente já disponível: se no ato da sincronização a turma possuir um apontamento mais recente de frequência, o sistema vai considerar o registro mais novo. Por isso, se o registro do aplicativo for mais antigo que o do diário online os apontamentos do aplicativo para aquela turma e dia não serão aceitos.